Infográfico mostra o poder das cores no marketing e no dia a dia

Estudo revela que 93% das pessoas observam o aspecto visual para consumir um produto ou marca

 

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Utilização de cores e elementos gráficos de forma harmoniosa é fundamental para que as pessoas consigam identificar ou associar à marca/produto (Foto/Divulgação)

Por: Redação AdNews

A escolha das cores na criação de um projeto, seja logotipo, website ou até mesmo de um uniforme, é muito importante para o sucesso de uma marca.

Pensando nisso, a We Do Logos, maior comunidade de designers da América Latina, fez um infográfico que explica como as cores afetam os seres humanos em suas decisões.

O estudo revela que 93% das pessoas observam o aspecto visual para consumir um produto ou marca, enquanto 6% verificam a textura e 1% escolhem pelo som ou cheiro.

Logotipo, slogan, loja, pintura, ambientação, uniformes e cartões de visita são algumas das formas que as empresas utilizam para se comunicar com o público alvo.

A utilização de cores e elementos gráficos de forma harmoniosa é fundamental para que as pessoas consigam identificar ou associar à marca/produto. 

“Ao criar uma identidade visual, temos que fazer um estudo de cores e tipografia para dar suporte à marca/produto e torná-lo forte e memorável ao consumidor”, explica Gustavo Mota, CEO da We Do Logos.

Confira abaixo o estudo completo:

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Infográfico do poder das cores no marketing (Foto/Divulgação)

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da AdNews.

Disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/infografico-mostra-o-poder-das-cores-no-marketing-e-no-dia-a-dia/

Nestlé precisa vender marcas até outubro para aprovar compra da Garoto

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Nestlé (Foto: Internet)
As restrições fazem parte de um acordo com o Cade para que a operação seja aprovada.

 

A Nestlé tem até outubro para fechar a venda de um pacote de marcas que inclui Serenata de Amor, Chokito, Lollo e Sensação para um concorrente médio ou pequeno e notificar a operação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

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Lollo é uma das marcas que deve ser vendida (Foto: Divulgação)

As restrições fazem parte de um acordo com a autoridade antitruste para que seja aprovada a compra da Garoto pela multinacional. O pacote inclui outras marcas, mas os nomes dela permanecem em sigilo.

A Nestlé comprou a Garoto em 2002. Na época, a operação podia ser consumada antes da anuência do Cade (a nova lei, de 2012, pede o aval prévio da autarquia). A autoridade antitruste acabou vetando o negócio dois anos depois e sua decisão foi levada à Justiça.

No ano passado, foi fechado um acordo entre Nestlé e Cade que, se cumprido integralmente, levará ao fim dos questionamentos envolvendo a operação.

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/nestle-tem-de-vender-marcas-ate-outubro-para-aprovar-compra-da-garoto.ghtml

YouTube apresenta novo logo

Marca faz maior mudança em seus doze anos e traz vermelho mais vibrante

 

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Novo logo do YouTube: maior mudança em doze anos de história (Google/Reprodução)

Autor: Guilherme Dearo de Exame.com

O YouTube está de cara nova. O Google anunciou no dia 29 a mudança do logo da plataforma criada em 2005.

O padrão em branco, vermelho e preto se mantém. Mas a “televisão” vermelha sai do “Tube” e vai para a frente do nome YouTube.

A mudança do “tube” – palavra em inglês que se refere à televisão (das antigas, da época das TVs de tubo) – não é tão inocente assim.

Nunca na história da marca, muito menos em 2017, os usuários do YouTube assistiram ao conteúdo na televisão, sendo a preferência, obviamente, por smartphones, tablets e desktops.

A entrada do símbolo de “play” traz algo de “universal” no reconhecimento instantâneo: esse logo tem a ver com vídeo.

O tom do vermelho também mudou, ficando mais vibrante. A tipologia também foi trocada, ficando mais destacada e firme.

Site e app já foram atualizados com a novidade.

A renovação da identidade visual vem junto com mudanças em layout e funcionalidades de site e app. Nos próximos meses, o YouTube apresentará outras mudanças.

Confira a mudança:

Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/youtube-apresenta-novo-logo/

Michelin mostra pneu do futuro biodegradável e impresso em 3D

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(Foto: reprodução Engadget)

Autor: Gustavo Sumares de Olhar Digital

A Michelin apresentou ontem o “Vision”, um novo pneu experimental que não é inflado com ar e que é composto por uma única estrutura que une roda e pneu. A invenção da Michelin é feita de materiais biodegradáveis e consegue absorver os impactos da estrada por meio de sua construção mecânica, sem a necessidade de pressão do ar.

O Engadget, que teve acesso à novidade, explicou que, como não precisa ser inflado, o pneu está imune a problemas como furos, baixa pressão ou estouros. Ele usa um novo tipo de mecanismo para se acoplar aos eixos dos veículos, e pode ser feito com uma variedade de materiais biodegradáveis, como casca de laranja, metal reciclado, palha, papel e até mesmo melaço. Um vídeo produzido pelo site mostrando a novidade pode ser visto abaixo:

 

Nokia e BlackBerry de volta: conheça as empresas por trás das marcas

Marcas de celulares famosas nos anos 2000 voltaram a vender smartphones. Apesar dos nomes famosos, sua importância é pequena no setor.

 

Autor: Aline Batista da Techtudo

Nokia e BlackBerry são duas empresas que fizeram sucesso no mercado de celulares nos anos 2000. Ambas ficaram famosas pelas inovações, mas desapareceram do mercado durante um tempo, com o domínio de marcas como Apple, Samsung e Motorola. Em 2017, no entanto, as duas companhias anunciaram seus retornos e novos aparelhos.

A volta das marcas pode ser explicada pelas empresas que estão por trás das duas fabricantes. Em 2016, a Nokia vendeu os direitos de usar seu nome para a HMD Global, enquanto a BlackBerry fez o mesmo com a TCL Communication. Conheça abaixo um pouco da história das empresas por trás do retorno de Nokia e BlackBerry.

HMD Global Oy: a dona da Nokia

Em 2016, a Microsoft vendeu a divisão de celulares, uma remanescente da antiga Nokia e que ainda usava a marca Lumia. Assim, ela se desfez inclusive das fábricas. O que restou da Nokia foi apenas a marca e é nesse momento que entra a HMD Global Oy. Pouca gente sabe, mas a empresa, que também é finlandesa, foi criada justamente com o objetivo de reviver a famosa companhia de telefones.

O processo começou ainda em maio de 2016. Inicialmente, a HMD adquiriu os direitos para produzir feature phones, aqueles telefones mais básicos, que não são inteligentes. Em dezembro do mesmo ano, a empresa anunciou a finalização do acordo. A partir desse momento, a Nokia passou a pertencer à HMD Global. A companhia pode estampar a marca em seus produtos durante dez anos.

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HMD Global anunciou a volta do Nokia 3310 na MWC 2017 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A equipe que lidera HMD Global é formada por ex-executivos da Nokia. Como é uma empresa recente, ela teve dois CEOs até agora. Arto Nummela comandou a HMD até o último dia 19, quando anunciou sua saída da empresa. Então, Florian Seiche, que foi co-fundador da HTC e também trabalhou na divisão de celulares da Microsoft, assumiu o cargo.

Fundada para criar a nova geração de smartphones, tablets e feature phones Nokia, a HMD pretende dar continuidade à história da icônica marca. No entanto, a companhia apenas projeta os telefones – ou seja, não os produz. A tarefa de manufaturá-los fica com a Foxconn, a maior fabricante de componentes de celulares o mundo – a mesma que produz o iPhone.

O primeiro lançamento da empresa aconteceu em dezembro de 2016, mas não foi nada grandioso. O anúncio foi uma recriação do celular Nokia 150. Em fevereiro deste ano, após muitos rumores em torno dos aparelhos, a HMD aproveitou a feira mobile MWC para lançar uma nova edição do clássico Nokia 3310 e os smartphones Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6. Ainda para este ano, é esperado um celular premium, provavelmente, o Nokia 8.

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Nokia 6, Nokia 5 e Nokia 3 são os smartphones da marca para 2017 (Foto: Divulgação/Nokia)

Recentemente, no dia 9 de julho, a HMD anunciou a retomada da parceria entre a Nokia e a marca de lente Zeiss. As empresas prometem trazer inovações para as câmeras dos próximos celulares Nokia. Além disso, no último dia 27, a Microsoft transferiu mais de 500 patentes para HMD. Provavelmente, poderemos ver nos próximos alguns recursos dos antigos Nokia.

TCL Communication: a dona da BlackBerry

A BlackBerry também anunciou seu retorno ao mercado de celulares em 2017. A empresa por trás da novidade é a TCL Communication. A companhia foi criada em março de 1999, em Hong Kong na China, como uma subsidiária da TCL Corporation, que fabrica eletrônicos, como televisões, refrigeradores e celulares.

A TCL Communication é a responsável pela parte mobile da TCL. Hoje, ela é a dona das marcas BlackBerry, Alcatel e TCL Mobile. A empresa está presente em mais de 160 países e é considerada uma das 10 maiores fabricantes de celulares no mundo. A TCL Corporation é comandada por Mr. Li Dongsheng, seu fundador.

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KeyONE é o próximo celular da BlackBerry a chegar no Brasil (Foto: Melissa Cruz Cossetti/TechTudo)

Em setembro de 2016, a companhia canadense BlackBerry comunicou que iria parar de fabricar seus próprios celulares para se concentrar no desenvolvimento de softwares. Em dezembro do mesmo ano, a empresa anunciou que os direitos de usar a marca seriam da TCL, algo bem parecido com o que aconteceu entre a HMD Global e a Nokia.

 A partir desse momento, a companhia chinesa passou a desenhar, produzir, vender e oferecer suporte aos aparelhos móveis com a marca BlackBerry. Por sua vez, a BlackBerry continuou fornecendo softwares e soluções de segurança para que a TCL faça a distribuição deles para os aparelhos. Vale ressaltar que o acordo não se aplica aos seguintes países: Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh and Indonésia.
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BlackBerry KEYone traz teclado QWERTY, clássico da marca (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Vale lembrar que a BlackBerry já tinha feito uma parceria com a Alcatel em julho de 2016, quando anunciou o celular DTEK50. O smartphone foi produzido pela empresa que a TCL comanda e se parecia com um clone do Idol 4. O diferencial era o fato de ser o smartphone Android “mais seguro do mundo”, segundo a companhia.

Em fevereiro de 2017, também durante a MWC, a BlackBerry lançou seu primeiro smartphone produzido pela TCL. O telefone tem como destaque o teclado QWERTY físico, uma marca dos telefones BlackBerry. A versão brasileira do aparelho será turbinada com memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB. Seu preço será de R$ 3.500 e o lançamento está previsto para outubro.

Disponível em: http://www.techtudo.com.br/noticias/2017/07/nokia-e-blackberry-de-volta-conheca-as-empresas-por-tras-das-marcas.ghtml

8 invenções que você provavelmente não sabia que eram de brasileiros

Tinha que ser brasileiro para inventar tantas coisas geniais

 

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A invenção do rádio (Foto: Reprodução)

Autor: Giuliana Viggiano da Revista Galileu, com supervisão de de Nathan Fernandes.

Não é raro ouvir a expressão “tinha que ser brasileiro” — seja por coisas boas ou ruins. Em meio a tempos conturbados, listamos algumas descobertas dos nossos conterrâneos que foram importantes para o Brasil e para o mundo.

Roberto Landell de Moura
A invenção do rádio é tradicionalmente atribuída a Guglielmo Marconi, mas, anos antes, o padre e inventor brasileiro Roberto Landell já trabalhava cmo as ondas eletromagnéticas. Ele conseguiu transmitir a voz de algumas pessoas a distância de aproximadamente 8 km, mas foi esquecido por falta de falta de investimento. Marconi, por sua vez, recebeu o Prêmio Nobel de física em 1909.

Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich
A cirurgiã dentista trabalha há mais de 60 anos na profissão, mas essa não foi a única área em que ela se destacou. Zorowich inventou e patenteou o escorredor de arroz nos anos 1950, com ajuda do marido, que era engenheiro. A ideia surgiu porque ela não via sentido em usar um pote para lavar e outro para escorrer o alimento, e criou o objeto que torna a vida na cozinha mais fácil.

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(Foto: Reprodução)

Nélio José Nicolai
O mineiro Nélio José Nicolai foi o responsável pela criação da “B identifica o número de A”, a Bina. A autoria da criação, entretanto, não é unanimidade. Nicolai luta até hoje da justiça para a obtenção da patente interina do identificador de chamadas.

Manuel de Abreu
O médico Manuel de Abreu recebeu pelo menos cinco indicações ao Prêmio Nobel, apesar de nunca ter vencido. O motivo foi a invenção da abreugrafia, um método para fazer radiografias do pulmão. O inventor desenvolveu o mecanismo em 1935, com a sofisticação dos métodos de fotografia.

Vital Brazil
O mineiro nascido na cidade de Campanha foi médico e responsável pela descoberta da especificidade dos soros antiofídicos, ou seja, foi Vital Brazil que entendeu que cada veneno de cobra precisava de um antídoto específico. Além disso, ele criou o Instituto Butantã, referência mundial em estudos sobre serpentes.

Bartolomeu de Gusmão
Brasileiro nascido no século 17, Gusmão desenvolveu uma série de aparatos: o mais notável foi o balão de ar quente. Após uma série de tentativas que deram errado, o inventor conseguiu fazer com que um balão subisse e descesse de forma bem sucedida. Entretanto, o aeróstato não foi valorizado na época porque não era visto como muito útil.

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Bartolomeu de Gusmão apresenta os seus protótipos do balão à corte de D. João V. (Imagem: Reprodução)

Francisco João de Azevedo
O padre é considerado por muitos o inventor da máquina de escrever. Contudo, há quem afirme que seu “esquecimento” ocorreu devido a sabotagem de um amigo estrangeiro, que teria levado a descoberta para o exterior. Outras pessoas creem que o invento foi exportado com autorização de Azevedo.

Carlos Prudêncio
O juiz Carlos Prudêncio foi o responsável pela criação da urna eletrônica. O aparato foi desenvolvido na cidade de Brusque, em Santa Catarina, e foi colocada em teste em 1989.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/07/8-invencoes-que-voce-provavelmente-nao-sabia-que-eram-de-brasileiros.html

Negresco divulga novas embalagens e logo

Marca da Nestlé renovou identidade visual e apresentou novo cookie

 

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Nova identidade visual da Negresco: mudança traz desenho mais moderno (Nestlé//Divulgação)

Autor: Exame.com por Guilherme Dearo

As bolachas Negresco, da Nestlé, estão de cara nova.

A marca apresentou dia 14 a sua nova identidade visual. Logo e embalagens foram renovados.

A cara nova da marca foi desenvolvida pela agência de branding e design CBA B+G, que trabalhou durante sete meses no processo.

Os tons azuis foram mantidos, mas logo e embalagem foram “limpos”, ganhando um desenho mais leve, claro e moderno.

O desenho do “alvo”, característica da Negresco, está presente no novo desenho.

A ideia da marca é se modernizar e, assim, se conectar com um público consumidor essencial: os millennials. 

A mudança vale para toda a linha: Negresco Original, Negresco Eclipse, Wafer Negresco e o novo Cookie Negresco.

Veja o vídeo que apresenta a mudança:

Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/negresco-nova-embalagem-logo-design/

 

Polícia de Dubai terá carro autônomo de patrulha com reconhecimento facial

A um passo de tornar real alguma cena do filme ‘Robocop’, a viatura autônoma enviará informações em tempo real para uma sala de controle e poderá perseguir um suspeito.

 

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Viatura autônoma O-R3 vai patrulhar as ruas de Dubai até o final do ano (Foto: Divulgação/Dubai Police)

Autor: G1

Polícia de Dubai segue aumentando sua frota, mas o próximo veículo de patrulha não será outro superesportivo. Até o final do ano, um carro autônomo com reconhecimento facial deve estar pelas ruas da cidade do emirado.

A um passo de tornar real alguma cena do filme “Robocop”, a viatura autônoma enviará informações em tempo real para uma sala de controle e poderá até fazer contato de voz entre os policiais e o suspeito.

O modelo chamado de O-R3 usará uma combinação de câmeras, inclusive com sensor de calor, scanners 3D a laser, radares, GPS e um conjunto grande de dados, que serão processados rapidamente para identificar algo incomum na rua.

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Viatura robô tem reconhecimento facial e não precisa tirar folga (Foto: Divulgação/Dubai Police)

Quando a atividade estranha for detectada, o robô emitirá um alerta para a sala de controle e poderá perseguir o suspeito sozinho ou com a ajuda de policiais humanos.

Ele ainda é equipado com um drone para fazer reconhecimento de lugares mais difíceis de chegar sobre rodas.

O O-R3 não precisa de treinamento, pode trabalhar 24 horas por dia sem folga aos finais de semana e busca um ponto de recarga automaticamente quando a bateria estiver fraca, informou a polícia de Dubai.

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Dubai tem uma superfrota de carros de polícia (Foto: MARWAN NAAMANI / AFP)

Enquanto os policiais não são totalmente substituídos por robôs (ou ciborgues), a polícia de Dubai ainda usa seus superesportivos, incluindo um Bugatti Veyron, que é o carro de patrulha mais veloz do mundo, segundo o Guinness.

Além dele, a polícia local desfila com um Lamborghini Aventador, um Aston Martin One 77 (que teve apenas 77 unidades produzidas), um Bentley Continental GT, uma Ferrari FF, três Porsche Panamera híbrido e dois BMW i8, entre outros esportivos.

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BMW i8 chegou à frota de Dubai em 2015 (Foto: Divulgação)

Disponível em: http://g1.globo.com/carros/noticia/policia-de-dubai-tera-carro-autonomo-de-patrulha-com-reconhecimento-facial.ghtml

Del Valle lança sucos em latas sleek e abandona antigo formato

Del Valle Néctar troca lata de 355mL pelo formato sleek de 290ml

 

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Nova lata sleek do suco Del Valle: formato menor substitui lata de 355mL (Del Valle/Divulgação)

Autor: Guilherme Dearo de Exame.com

Você não vai mais encontrar as tradicionais latas de 355ml de suco Del Valle nas prateleiras.

A marca acaba de lançar novos formatos de latas, que substituirão em definitivo o design antigo.

Elas terão 290mL. Essas latas mais finas são chamadas de “sleek”.

A renovação vale para todos os sabores da linha Del Valle Néctar: uva, uva light, pêssego, pêssego light, goiaba, manga e maracujá.

Segundo a marca, a ideia é oferecer uma opção mais prática para o consumo no dia a dia.

Recentemente,  a Del Valle também lançou garrafinhas individuais para sua linha 100% Suco e Laranja Caseira.

Os outros formatos – caixas Tetrapak de 1L e 200mL  – serão mantidos.

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Nova lata sleek do suco Del Valle: formato menor substitui lata de 355mL (Del Valle/Divulgação)
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Nova lata sleek do suco Del Valle: formato menor substitui lata de 355mL (Del Valle/Divulgação)

Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/del-valle-novas-latas-sleek/